Home » Quem Somos » Conheça Caldas Novas

Conheça Caldas Novas

Localizada na região sul do estado de Goiás, o município de Caldas Novas está situado em um local privilegiado e de fácil acesso, próxima à capital do Estado, Goiânia, e ao Distrito Federal, fatores determinantes para a alta demanda de visitantes e o despertar de investidores interessados na exploração turística, desenvolvendo a economia local.

Caldas Novas é considerada a maior estância hidromineral do mundo. No local, as águas brotam do solo em temperaturas entre 37º e 58ºC. As propriedades medicinais atribuídas para estas termas, que atraem mais de um milhão de visitantes por ano, tornam Caldas Novas o maior pólo turístico do estado de Goiás.


História

Existem registros datados de 1545, na Espanha, relatando sobre as águas quentes da região. A história conta que Bartolomeu Bueno da Silva, após desviar do caminho trilhado pelo seu pai, encontrou as fontes termais denominadas Caldas Velhas, formadoras de Rio Quente. No Brasil, os mineradores, em busca do ouro por meio de escavações na região que atualmente encontra-se a cidade de Caldas Novas, acabaram encontrando águas termais e a notícia se espalhou.

Em meados do século XIX, quando as pessoas enfermas se deslocavam de outras regiões em busca de tratamentos medicinais, principalmente de São Paulo e Minas Gerais, acabavam por fixar residências na região, fundando, assim, o Arraial de Caldas Novas. O arraial foi se expandindo, porém, haviam limitações de transporte, devido à inexistência de uma ponte sobre o rio Corumbá.

No dia 31 de janeiro de 1920, a ponte foi inaugurada, marcando uma nova etapa no desenvolvimento da cidade, o que possibilitou uma maior ocupação populacional e, por conseguinte, saindo da condição de arraial para a de vila.

Podemos destacar os anos de 1909 e 1923 como os mais importantes da história de Caldas Novas, onde ocorreu a autorização de urbanização da vila. Com um traçado urbano generoso e amplo, e a criação de praças em 1911, Caldas Novas se tornou um município.

Com o passar dos anos, empreendedores de todos os Estados do Brasil e estrangeiros apostaram e investiram alto em Caldas Novas, gerando riquezas, emprego e desenvolvimento, fazendo com que o poder público investisse em infra-estrutura, transporte, saneamento básico, entre outras melhorias.

O município de Caldas Novas possui um grande manancial de águas termais, descoberto no século XVIII, todavia, a primeira "casa de banho" da cidade surgiu em 1910, de propriedade particular. O sucesso dessa iniciativa fez com que surgisse o primeiro balneário público, em 1920. O ano de 1964 foi um grande marco que mudou totalmente o cenário de Caldas Novas, com a criação do primeiro grande empreendimento turístico.

Nos últimos anos, Caldas Novas alcançou um desenvolvimento surpreendente, gerado pela expansão de sua maior vocação econômica, o turismo. Juntamente com o Rio Quente, o município forma o maior complexo hodrotermal do Brasil, além de possuir o terceiro parque hoteleiro do País, ultrapassando os 23.052 leitos em hotéis, pousadas, pensões, flats e condomínios residenciais.

No início da década de 90, Caldas Novas recebia cerca de 5 mil turistas por ano. Atualmente, as visitas ultrapassam os 1,5 milhões que, segundo dados da Embratur, é superado apenas por Porto Seguro-BA.

Newsletter

Receba informações e notícias sobre o Ville Resort & Spa em seu e-mail. Cadastre-se.